O INÍCIO DE TUDO
Esta história teve início primeiramente no coração de Deus e concretizou na terra através do inesquecível Pastor Marcos Batista Pereira da Silva, nascido em Salvador, Bahia, onde era Pastor na Igreja Batista.
Visão que Deus deu: Quando veio para o Estado de São Paulo, o Senhor Jesus Cristo lhe deu uma revelação fundamentada na Bíblia Sagrada, Evangelho Segundo São Mateus, Capitulo dezesseis, Versículo dezoito: “Pois também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja...”. Foi através dessa revelação que o Pastor Marcos implantou esta Igreja com o nome IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Primeiro culto: O início foi com uma pregação ao “ar livre”, debaixo de uma árvore no Jardim da Luz, que prosseguiu por muitas vezes.
Primeiro templo: Após a conversão de vários irmãos, resolveu-se alugar um salão para acomodar o povo. O primeiro foi na Rua dos Italianos, nº 14, Bairro Bom Retiro, São Paulo, Capital; o segundo, foi na Rua dos Triunfos; o terceiro na Rua Prates; o quarto na Rua 25 de Março; o quinto na Rua Rubino de Oliveira, e o sexto já foi o templo próprio na antiga Rua José Pancetti, 190, hoje Rua Urumajó, no Bairro Tatuapé, o nosso Templo Matriz.
Fundação
Depois de alguns anos e já vários membros congregando, o Pastor Marcos fundou oficialmente a Igreja no dia 17 de Maio do ano de 1936.
Os registros históricos mostram que o Senhor deu o tempo suficiente ao Pastor Marcos Batista para implantar este marco para a felicidade de todos nós, contribuindo para a mudança das pessoas e da sociedade, pois no dia 28 de fevereiro de 1939, aos 63 anos de idade, Deus o chama para a Glória.
Com o falecimento do Pastor Marcos Batista foram Presidentes da Igreja os Pastores: Joaquim Pinheiro de Camargo, Jovino Almeida de Jesus, Luiz Samaan, José Moreira da Silva, Antônio Caetano, Mário Bernardini, Antônio dos Santos Medeiros, Manoel Zipo Pereira, Orestes Rodrigues, Eugenio Rocha, Paulo Gabriel, José Candido de Oliveira, José Cordeiro de Souza e Atualmente Anderson Scarpin.
HISTÓRICO DE TODOS OS PRESIDENTES
MARCOS BATISTA PEREIRA DA SILVA
Esposa: Benedita Martins da Silva
Profissão: Militar
Gestão: Depois do Registro da Igreja, 2 anos, 9 meses e 10 dias, de 17/05/1936 a 28/02/1939
JOAQUIM PINHEIRO DE CAMARGO
Estado Civil: Casado
Família: Não se tem informações sobre sua família
Profissão: Militar
Gestão: 10 meses, de 28/02/1939 a 31/12/1939
JOVINO ALMEIDA DE JESUS
Estado Civil: Casado
Família: Não se tem informações sobre sua família
Profissão: Militar
Gestão: 4 anos, de 01/01/1940 a 31/12/1943
LUIZ SAMAAN
Esposa: Mosa Cury Samaan e oito filhos
Profissão: vendedor ambulante
Gestão: 01 ano, de 01/01/1944 a 31/12/1944
JOSÉ MOREIRA DA SILVA
Estado Civil: Casado
Família: Não se tem informações sobre sua família
Profissão: Não temos informações
Gestão: 01 ano, de 01/01/1945 a 31/12/1945
ANTÔNIO CAETANO
Estado Civil: Casado
Família: Não se tem informações sobre sua família
Profissão: Não temos informações
Gestão: 01 ano, de 01/01/1946 a 31/12/1946
MÁRIO BERNARDINI
Estado Civil: Casado
Família: Não se tem informações sobre sua família
Profissão: Não temos informações
Gestão: 02 anos, de 01/01/1947 a 31/12/1948
ANTÔNIO DOS SANTOS MEDEIROS
Esposa: Tereza Medeiros
Profissão: Militar (Capitão)
Eleito em 31/12/1948 e empossado em 01/01/1949, para uma gestão de 4 anos, mas como tivemos grandes evoluções administrativas na Igreja, e um bom crescimento do número de membros e de templos, foi reeleito cinco vezes, faltando oito meses para seis mandatos faleceu em abril de 1972.
Nesse período tivemos: Implantação do Programa Radiofônico, o primeiro Informativo da Igreja, organização do Ministério Geral (Diretoria), implantação do Grupo das Cooperadoras Geral, implantação do Grupo da Mocidade Geral, do Conjunto Coral, e da Escola Bíblica.
MANOEL ZIPO PEREIRA
Esposa: Corália Alves Pereira
Filhos: Eunice Pereira, Paulo Pereira, Pércida Pereira de Souza, Sara Pereira Moreira, Marta Pereira Gomes, Lázaro Pereira, e Maria Madalena Pereira dos Santos
Profissão: Segurança
Era o Vice Presidente do Pr. Medeiros, assumiu a Presidência com o falecimento do Titular em Abril de 1972, e permaneceu na Presidência até o final do mandato, 31/12/1972.
ORESTES RODRIGUES
Esposa: Marlene Calvo Rodrigues
Filhos: Mara Calvo Rodrigues, Magda Calvo Rodrigues, Marcos Calvo Rodrigues, e Gislaine Calvo Rodrigues
Profissão: Militar
Eleito em 31/12/1972 e empossado em 25/01/1973, no aniversário da Igreja Matriz, foi reeleito por mais duas vezes, ficando na presidência três mandatos (12 anos), até 25/01/1985.
Houve na Igreja também um bom progresso em número de membros e de templos, continuidade do Programa Radiofônico, continuidade da Escola Bíblica, mudança do nome do Informativo da Igreja para o Jornal “A Voz da Igreja”, implantação de alguns instrumentos musicais, e abertura para cursos teológicos em outras denominações.
EUGÊNIO ROCHA
Esposa: Joana Simões Rocha
Filhos: Adna Rocha, Elizabete Rocha, Elias Rocha, Sônia Rocha, Débora Rocha, João Rocha
Profissão: Alfaiate
Eleito em 31/12/1984 e empossado em 25/01/1985, foi reeleito também por mais duas vezes, ficando na presidência por três mandatos e cinco meses (a eleição do novo Presidente foi no Concílio em 28 de Março de 1997 e a posse em 28 de Junho de 1997).
A Igreja teve em seus mandatos vários progressos, como: Instituição do Seminário Teológico com o material da Igreja Batista; Implantação do sistema de contribuições também através dos dízimos; Compra da Chácara Amendoeiras Branca; Liberação Total dos Instrumentos Musicais; Criação das Regiões na Igreja e seus respectivos Diretores Regionais; Criação do tempo integral para o Presidente da Igreja se dedicar só à mesma, e autorização para as Igrejas Locais aprovarem tempo integral ou parcial para seus Pastores se dedicarem também às mesmas, quando houver necessidade; Passou as eleições presidenciais que eram diretas nas Igrejas Locais por todos os membros, para os Concílios Gerais, tendo direito a voto só os Oficiais; E foi definida a autonomia de usos e costumes e liturgia de cultos das Igrejas Locais.
PAULO GABRIEL
Esposa: Dinalva Fernandes Gabriel
Filhos: Rosimeire, Rosângela, Paulo, Newton e Fábio
Profissão: Advogado
Eleito no Concílio em 28 de Março de 1997 e empossado dia 28 de Junho de 1997, presidiu a Igreja por dois mandatos, oito anos, até 25 de Junho de 2005.
Da mesma maneira colhemos os benefícios que se seguem: Edição da Revista própria da Igreja para as Escolas Bíblicas; Implantação do Curso Básico de Teologia (iniciando a confecção das apostilas próprias da Igreja); Instituição da nomenclatura de Bispo (vitalício para os presidentes, e enquanto estiver na função para os Diretores Gerais e Regionais); Consagração de Mulheres como Oficiais da Igreja; Construção dos prédios na Chácara Amendoeiras Branca.
JOSÉ CANDIDO DE OLIVEIRA
Esposa: Neuza Cozer de Oliveira
Filhos: Renan, Lucas, e Jessé
Profissão: Vendedor
Eleito no Concílio de 25/03/2005 e empossado dia 25/06/2005, presidiu a Igreja por dois mandatos (oito anos), até 29/06/2013. Também tivemos os seguintes benefícios: Elaboração do Código de Ética Pastoral; Elaboração do Manual de Grupos Familiares; Consolidação das matérias próprias da Igreja para o Curso Básico em Teologia. Conclusão das construções dos prédios da chácara amendoeiras branca.
JOSÉ CORDEIRO DE SOUZA
Esposa: Cleunice dos Santos Cordeiro
Filhos: Gilliard Santos Cordeiro e Giselly Santos Cordeiro
Profissão: Engenheiro
Eleito no Concílio de 29/03/2013 e empossado dia 29/06/2013, presidiu a Igreja por dois mandatos (oito anos), até 29/05/2021. Tivemos também os seguintes benefícios: Confecção das revistas próprias para as Escolas Bíblicas com as matérias do Curso Básico de Teologia; Confecção das apostilas do Curso Médio de Teologia; Implantação do Curso de Bacharel em Teologia, confeccionando todas as matérias, inclusive gravando 50% das aulas, condicionando os membros da Igreja se formarem à distância; Reelaboração do Regimento Interno da Igreja (extinto em 1994); Retorno da função de Presbíteros na Igreja (extinta em 2002); Realização da reforma total no Estatuto da Igreja.
ANDERSON SCARPIN
Esposa: Leandra de Paula Ribeiro Scarpin
Filhos: Matheus Ribeiro Scarpin e Fernanda Ribeiro Scarpin
Profissão: Administrador de Empresas
Eleito no concílio de 02/04/2021, e empossado dia 29/05/2021, está exercendo o seu mandato com o Plano de trabalho apresentado aos Oficiais, visando as Missões através da consolidação dos 5 propósitos da Igreja: adoração, evangelismo, integração, discipulado e serviços. Já abriu Igrejas em Pindobaçu/BA e Guanambi/BA, e está trabalhando no treinamento dos nossos Oficiais através desses cinco propósitos, para o avanço da INSJC junto com a implantação do Sistema Prover.