Adoração como parâmetro

Os parâmetros do mundo não servem como parâmetros do Reino!
Publicado em 14/04/2022

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura”

(João 4:23)

 

Se formar, ter uma boa profissão, casar, ter filhos, separar momentos para o lazer… ah, claro, reservar um “tempinho semanalmente” para ir à igreja e se possível exercer algum ministério. Muita gente resume assim uma vida na terra feliz e bem sucedida. Talvez realmente seja uma vida feliz e com certeza aquela que alcança essas características, será bem sucedida. Porém, será uma vida cristã de fato!

Os parâmetros do mundo não servem como parâmetros do Reino! E aqui para nós, tem muito crente confuso com isso por aí, não é verdade? Então, qual seria o parâmetro de uma vida cristã bem sucedida? Com certeza, uma vida de constante devoção e adoração ao Senhor. Como entender essa vida? A passagem citada nos explica.

A palavra grega para adoradores aqui na passagem é “προσκυνηται/proskinetai” que vem da raiz grega “προσκυνέω/proskinéo” que significa: “(prostrar-se e) adorar, prostrar-se perante, reverenciar, receber respeitosamente” (Wilbur Gingrich, Léxico do Novo Testamento grego/português, p.179). Isso não significa que a vida cristã bem sucedida é a daquele cristão que se ajoelha, se prostra e fica ali até a morte. A ideia é a de alguém que no íntimo, “em espírito”  e com tudo que é, “em verdade”, de todo o coração, com todas as suas forças, em tudo o que faz e em cada momento da sua vida, se prostra, reverencia e recebe a Deus por tudo que Ele é!

Essa é a vida que o Senhor espera ver em cada um dos seus seguidores e está em constante procura. Que nossos corações e vidas reflitam em tudo essa adoração íntima e verdadeira!

Pense:

  • Se você fizer uma análise sincera da sua, hoje, a sua adoração a Deus é verdadeira ou ainda precisa alcançar esse patamar?
  • Como adorar a Deus em tudo?

 

Sobre o autor: Carlos Araujo é graduado em História e Filosofia, possuindo pós-graduação em: História, Sociedade e Cultura - PUC/SP; Ensino de Filosofia - UFSCar; Teologia com ênfase em Ciências da Religião - Unyleya; Filosofia da Religião Universidade Metodista/SP; está cursando pós-graduação em História da Teologia e da Igreja - Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Cursou coaching profissional pelo Instituto Menthes (Augusto Cury). Também cursou: Ciência & fé Cristã (ABC2), Origens da vida no contexto cósmico (USP), Arqueologia & Bíblia (Faculdade Batista Teológica), sendo esses cursos livres. É associado à Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2), líder do grupo Ciência e Fé da instituição em Guarulhos; oficial evangelista da INSJC, líder de educação da Regional 3. Casado com Silvana, pai de Sofia e Alice.

 

Compartilhe em suas redes sociais