Maturidade é um processo, mas acima de tudo é uma escolha
Publicado em 29/05/2022
Certa vez, um pastor ganhou sua bíblia e na folha de rosto estava escrito: “Este livro te afasta do pecado ou o pecado te afasta desse livro”. Realmente, quanto mais vivemos as Escrituras, mais nossa vida se distancia do pecado. Porém, maturidade espiritual é involuntária ou é escolha racional?
Ler a Palavra é fundamental para crescimento espiritual, porém não se resume a isso, aliás, é apenas o 1º passo. A leitura das Escrituras precisa levar a mudança, como consequência nos moldarmos a imagem e semelhança de Cristo, a escolha de nos tornarmos parecidos com Jesus.
Como diz em 1Pe 2:2, precisamos desejar ardentemente o alimento espiritual, e esse “desejar” é uma escolha. Precisamos escolher amadurecer.
A Bíblia não foi feita para nos tornar pecadores mais espertos, mas pecadores redimidos, que escolhem não pecar, bem como amadurecer a cada dia mais.
Há uma grande diferença entre envelhecer e amadurecer: Envelhecer é estagnar, parar, enquanto o tempo passa. Aquele que envelhece não agrega nada, mas amadurecer é aprender algo novo todos os dias.
“Envelhecer é inevitável, amadurecer é opcional”.
A marca da maturidade espiritual não é o quanto você entende, mas o quanto você pratica a Palavra. Em 2Tm 3.16-17 Paulo ensina o verdadeiro sentido da Bíblia.
Muitas vezes, Deus não pode nos usar mais ou Suas promessas não se realizam nas nossas vidas porque não estamos maduros espiritualmente para isso.
Saiba que estudar a Bíblia não é o fim em si, mas o meio, para que haja mudança nas nossas vidas, isso sim é o fim.
Existem 5 tipos de leituras:
Qual é o seu tipo de leitura?
Seguem algumas ferramentas para uma leitura efetiva e assim um verdadeiro amadurecimento espiritual:
Em suma, maturidade é um processo, mas acima de tudo é uma escolha.
Sobre a autora: Ludmila Farias Martins, missionária, graduada em Teologia pelo Seminário Betel Brasileiro, membro da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo de Vila Constância, professora do ministério infantil, psicopedagoga clínica e institucional.