Qual era o ministério de Paulo?

Reconciliação é resultado direto da evangelização
Publicado em 20/06/2022

(2 Coríntios 5:18) "Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19. ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação"

 

Segundo o teólogo Erickson em seu "Dicionário popular de Teologia", página 126, ministério é: "Serviço prestado a Deus ou a outras pessoas".  Sendo assim, o ministério de Paulo nada mais foi que aquilo que Paulo fez pela obra de Deus, servindo os irmãos.

 

Então a lista é grande, pois dessa perspectiva Paulo era:

  • Apóstolo - (1 Timóteo 1:1) "Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança;
  • Pregador - (2 Timóteo 1:11) "Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre";
  • Mestre - já citado (2 Timóteo 1:11) ;
  • Discipulador - (Atos 15:40, 41)  "mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. Passou, então, pela Síria e pela Cilícia, fortalecendo as igrejas";
  • Evangelista - (1 Coríntios 9:16) "Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!" ;

 

Porém, cabe dizer que em todas as suas funções, ele honrou a Deus através das Escrituras Sagradas pregando essa mensagem com um único objetivo: RECONCILIAR PESSOAS COM DEUS…  e isso, sabemos, é o efeito direto da evangelização. 

 

Portanto, de tudo que Paulo fazia, o ministério que ele disse que todo cristão tinha era o da RECONCILIAÇÃO! E reconciliação é resultado direto da evangelização, portanto EVANGELIZE! 

 

Pense:

    • Por que tantos crentes deixam de fazer a obra porque não sabem qual é o seu ministério?
  • O que fazer quando ainda não sabe seu chamado específico?

 

Sobre o autor: Carlos Araujo é graduado em História e Filosofia, possuindo pós-graduação em: História, Sociedade e Cultura - PUC/SP; Ensino de Filosofia - UFSCar; Teologia com ênfase em Ciências da Religião - Unyleya; Filosofia da Religião Universidade Metodista/SP; está cursando pós-graduação em História da Teologia e da Igreja - Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Cursou coaching profissional pelo Instituto Menthes (Augusto Cury). Também cursou: Ciência & fé Cristã (ABC2), Origens da vida no contexto cósmico (USP), Arqueologia & Bíblia (Faculdade Batista Teológica), sendo esses cursos livres. É associado à Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2), da qual foi líder do grupo Ciência e Fé da instituição em Guarulhos; oficial evangelista da INSJC, líder de educação da Regional 3. Casado com Silvana, pai de Sofia e Alice.

Compartilhe em suas redes sociais