ESBOÇO 01 - AS ARMAS ESPIRITUAIS DA NOSSA MILÍCIA

As nossas armas não são carnais, e muito menos desenvolvidas em laboratórios nucleares
Publicado em 15/01/2023

As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas  (2 Coríntios 10:4)

 

INTRODUÇÃO - As armas que compõem a armadura de Deus são mais poderosas do que qualquer bomba atômica. As nossas armas não são carnais, e muito menos desenvolvidas em laboratórios nucleares; elas são poderosas em Deus (2Co 10.4). Entretanto, quais são estas armas? Em Ef 6.14-18 Paulo nos apresenta uma lista destas armas poderosas: o cinto da verdade, a couraça da justiça, os calçados da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, a espada do Espírito e a oração contínua. Paulo utiliza os componentes da armadura de um soldado legionário de Roma para revelar verdades espirituais aos soldados de Cristo. Vejamos: 

 

A RELAÇÃO DE NOSSAS ARMAS ESPIRITUAIS 

 

  1. É muito importante conhecermos as armas espirituais de que dispomos para vencer o inimigo da nossa alma. Em Ef 6.14 Paulo diz: “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade…” O cinto é o que dá firmeza à armadura. É a verdade da Palavra de Deus que nos dá sustentação e firmeza (Jo 17.17). 

 

  1. Em Ef 6.14 Paulo ainda diz: “vestida a couraça da justiça.” A couraça é a peça que cobre o coração e o abdômen. O Senhor nos protege com o seu manto de justiça (Is 61.10). 

 

  1. Em Ef 6.15 Paulo diz: “calçados os pés na preparação do evangelho da paz”. Os calçados que protegem os pés dos soldados são fortes e apropriados. “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.” (Rm 16.20; Lc 10.19) 

 

  1. Em Ef 6.16 Paulo diz: “tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” O escudo é a peça de metal resistente que protege todo o corpo do soldado. Em 1Jo 5.4 o apóstolo João afirma: “Esta é a vitória que vence o mundo; a nossa fé.” 

 

  1. Em Ef 6.17 Paulo diz: “Tomai também o capacete da salvação…” O capacete é a peça que protege a cabeça do soldado. Em 1Ts 5.8 Paulo afirma que devemos tomar “por capacete a esperança da salvação”. A nossa mente deve ser ocupada com pensamentos de esperança (Lm 3.21). 

 

  1. Em Ef 6.17 Paulo ainda diz: “E a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus…” A espada é a arma de ataque do soldado. Com ela o soldado golpeia o inimigo. A Palavra de Deus é a espada que Jesus usou para vencer o diabo (Mt 4.4-11). E, em 1Jo 2.14, o apóstolo João diz: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” 

 

  1. Em Ef 6.18 Paulo diz: “orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos”. O soldado precisa de exercício e preparo físico para resistir e vencer o adversário. 

 

  1. A oração é o exercício espiritual do soldado cristão. Para manter o corpo em forma, o soldado militar precisa se exercitar frequentemente. Para manter a vida espiritual em forma, o soldado de Cristo precisa se exercitar constantemente na oração. Por isso, Paulo disse: “Orando em todo tempo… no Espírito…” A oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16). 

 

CONCLUSÃO - Cada peça da armadura de Deus aponta para o próprio Cristo. Quando o crente se reveste de toda a armadura de Deus, ele está se revestindo do próprio Senhor Jesus Cristo. Pois Jesus Cristo é o próprio cinto da verdade (Jo 14.6); é a própria couraça da justiça (Is 59.17; 1Co 1.30); é quem calça os nossos pés com a paz (Is 9.6; Rm 5.1); é o nosso próprio escudo da fé (Gn 15.1; Hb 12.2); é o próprio capacete da nossa salvação (Is 12.2; 59.17; At 4.12); e é a própria espada que nos dá alteza (Dt 33.29; Ap 19.13). Portanto, Jesus Cristo é a verdade, a nossa justiça, a nossa paz, a nossa fé, a nossa salvação e é a Palavra Viva de Deus. Aleluia! 




Fonte: Bíblia do pregador pentecostal.

Compartilhe em suas redes sociais